Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais
O Paço do Frevo fica na Rua do Guia, no centro histórico do Recife, conhecido também por Recife Antigo — ponto de encontro de amigos, por conta dos diversos restaurantes e opções de entretenimento: museus, centros culturais, espaços recreativos e galerias de arte. É uma das principais regiões representantes da cultura recifense e pernambucana.
O Paço do frevo é um espaço inteiramente dedicado ao patrimônio imaterial da cultura pernambucana: o frevo. Ritmo que embala os carnavais e colore todo o mês de fevereiro; não só em Recife, mas também na cidade vizinha e irmã, Olinda. O espaço, além de funcionar como museu, conta com uma escola de dança e música, que tem como objetivo propagar o ritmo secular para outras gerações.
O prédio, localizado na frente da Praça do Arsenal, tem três andares. Logo na entrada, o visitante se sente enérgico pela predominância da cor vermelha.
No térreo, além das fotos em preto e branco dos antigos carnavais, quem visita o Paço mergulha num passeio pela história do frevo e seu contexto histórico, que vai desde o século XIX aos dias atuais. O espaço não é apenas para visitação turística, mas também um local de pesquisa, pois conta com uma biblioteca multimídia, na qual os interessados têm acesso a vídeos, áudios e livros.
O primeiro andar é dedicado as salas de dança, nas quais as aulas de frevo são lecionadas, de acordo com a programação do espaço, que pode ser conferida no site do Paço do Frevo. Além das salas de aula, o Paço oferece serviços de produção e gravação de todo material relacionado ao frevo.
No segundo andar ficam as exposições temporárias, com obras de arte, esculturas ou pinturas, produzidas geralmente por artistas regionais. Além de expor tais obras, o espaço conta com paredes de lousa, em que os visitantes podem deixar sua marca e, também, exibição de vídeos de orquestras de frevo e dança. Um dos vídeos em exibição, pode ser conferido abaixo: uma mistura da coreografia da música “7/11”, da cantora Beyoncé, com o frevo.
O terceiro e último andar é um espetáculo à parte, onde o carnaval pernambucano é exposto em fotos e trechos de poesias, marchinhas e músicas carnavalescas. Além da belíssima estrutura, a vista do topo do prédio contempla parte do bairro do Recife Antigo. Todo espaço do terceiro andar é coberto de fotos dos carnavais de diferentes períodos, enchendo o ambiente de cores. Logo ao entrar, vê-se o glossário carnavalesco, com palavras regionais referentes ao carnaval e seus significados.
As janelas revelam um pedaço do Recife, cobertas de trechos famosos de músicas e poesias. Grande parte do chão do espaço é de vidro, e pode-se caminhar acima dos estandartes dos blocos líricos, muitos deles completando décadas de idade. Além desse grandioso acervo visual, há um espaço onde apresentações de dança são realizadas, de acordo com a programação.
O Paço do Frevo é completamente equipado em relação a acessibilidade, com acesso a rampas e elevadores para aqueles com alguma dificuldade física.
Se você reside em Recife, não pode deixar de conhecer esse pedacinho cultural da cidade. Se você está de passagem pela cidade, aí é que não pode mesmo deixar de conferir um pouco da cultura pernambucana.
Confira abaixo as informações necessárias para você conhecer o Paço do Frevo e programe-se!
Endereço: Rua do Guia, Praça do Arsenal da Marinha, s/n. Bairro do Recife – PE.
Horários: Terça a Sexta: 9h às 17h; Sábado e Domingo: 14h às 18h. Fechado às segundas-feiras.
Preços: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia-entrada para estudantes e idosos).
Gratuidade: Entrada gratuita para todos, todas as terças-feiras.
Mais informações sobre as aulas de frevo, cursos, programação e dúvidas, confira o site do Paço do Frevo: http://www.pacodofrevo.org.br/
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Comentários