Conheça o Paço do Frevo – Museus do Recife

Lucyanna Melo - 12/06/2016 Atualizada - 15/08/2016 23h16

O Paço do Frevo fica na Rua do Guia, no centro histórico do Recife, conhecido também por Recife Antigo  ponto de encontro de amigos, por conta dos diversos restaurantes e opções de entretenimento: museus, centros culturais, espaços recreativos e galerias de arte. É uma das principais regiões representantes da cultura recifense e pernambucana.

O Paço do frevo é um espaço inteiramente dedicado ao patrimônio imaterial da cultura pernambucana: o frevo. Ritmo que embala os carnavais e colore todo o mês de fevereiro; não só em Recife, mas também na cidade vizinha e irmã, Olinda. O espaço, além de funcionar como museu, conta com uma escola de dança e música, que tem como objetivo propagar o ritmo secular para outras gerações.

O prédio, localizado na frente da Praça do Arsenal, tem três andares. Logo na entrada, o visitante se sente enérgico pela predominância da cor vermelha.

No térreo, além das fotos em preto e branco dos antigos carnavais, quem visita o Paço mergulha num passeio pela história do frevo e seu contexto histórico, que vai desde o século XIX aos dias atuais. O espaço não é apenas para visitação turística, mas também um local de pesquisa, pois conta com uma biblioteca multimídia, na qual os interessados têm acesso a vídeos, áudios e livros.

Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais

Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais

O primeiro andar é dedicado as salas de dança, nas quais as aulas de frevo são lecionadas, de acordo com a programação do espaço, que pode ser conferida no site do Paço do Frevo. Além das salas de aula, o Paço oferece serviços de produção e gravação de todo material relacionado ao frevo.

Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais

Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais

No segundo andar ficam as exposições temporárias, com obras de arte, esculturas ou pinturas, produzidas geralmente por artistas regionais. Além de expor tais obras, o espaço conta com paredes de lousa, em que os visitantes podem deixar sua marca e, também, exibição de vídeos de orquestras de frevo e dança. Um dos vídeos em exibição, pode ser conferido abaixo: uma mistura da coreografia da música “7/11”, da cantora Beyoncé, com o frevo.

O terceiro e último andar é um espetáculo à parte, onde o carnaval pernambucano é exposto em fotos e trechos de poesias, marchinhas e músicas carnavalescas. Além da belíssima estrutura, a vista do topo do prédio contempla parte do bairro do Recife Antigo. Todo espaço do terceiro andar é coberto de fotos dos carnavais de diferentes períodos, enchendo o ambiente de cores. Logo ao entrar, vê-se o glossário carnavalesco, com palavras regionais referentes ao carnaval e seus significados.

Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais

Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais

Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais

Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais

As janelas revelam um pedaço do Recife, cobertas de trechos famosos de músicas e poesias. Grande parte do chão do espaço é de vidro, e pode-se caminhar acima dos estandartes dos blocos líricos, muitos deles completando décadas de idade. Além desse grandioso acervo visual, há um espaço onde apresentações de dança são realizadas, de acordo com a programação.

Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais

Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais

 

O Paço do Frevo é completamente equipado em relação a acessibilidade, com acesso a rampas e elevadores para aqueles com alguma dificuldade física.

Se você reside em Recife, não pode deixar de conhecer esse pedacinho cultural da cidade. Se você está de passagem pela cidade, aí é que não pode mesmo deixar de conferir um pouco da cultura pernambucana.

Confira abaixo as informações necessárias para você conhecer o Paço do Frevo e programe-se!

Paço do Frevo – Horário de funcionamento e preço

Endereço: Rua do Guia, Praça do Arsenal da Marinha, s/n. Bairro do Recife – PE.
Horários: Terça a Sexta: 9h às 17h; Sábado e Domingo: 14h às 18h. Fechado às segundas-feiras.
Preços: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia-entrada para estudantes e idosos).
Gratuidade: Entrada gratuita para todos, todas as terças-feiras.

Mais informações sobre as aulas de frevo, cursos, programação e dúvidas, confira o site do Paço do Frevo: http://www.pacodofrevo.org.br/
Assinatura Colunista Lucyanna

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Recife e Interior de PE

Parceiros em Pernambuco

Parceiros nacionais