Festival de Inverno de Garanhuns (PE) – Programação 2018

Bárbara Thamíres - 15/05/2018 Atualizada - 15/05/2018 22h03

No Agreste de Pernambuco, o frio de Garanhuns se junta ao melhor da música brasileira no tradicional Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

Para 2018, as novidades já começaram a ser divulgadas e a realização da 28ª edição do FIG está marcada para o período de 19 a 28 de julho. A programação completa do FIG ainda não foi divulgada.

A programação para este ano está sendo produzida por meio de um Edital Nacional que teve seu tempo de inscrições excedidos no dia 17 de abril.

O festival dedicado a vários segmentos culturais é desempenhado em parceria com o SESC-PE, SEBRAE, a Prefeitura de Garanhuns, Conservatório Pernambucano de Música e a Cepe Editora.

O evento está apto a receber sugestões e ideias de shows, intervenções, recitais, vivências criativas, espetáculos, desfiles, cortejos, performances, exposições, mostras, ações de gastronomia e patrimônio cultural, entre outras atividades.

Outra novidade sobre o evento é que está aberta a convocatória para áreas de formação cultural nos segmentos artístico-culturais de artes visuais,  design e moda, fotografia, literatura, música, audiovisual, cultura popular, dança, patrimônio cultural, teatro e gospel.

Para se inscrever os participantes precisam levar os envelopes fechados a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, situada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, bairro São José, estando disponível de segunda a sexta-feira, continuamente das 8h às 14h; ou endereçar a declaração como encomenda normal ou Sedex, com Aviso de Recebimento (AR), para o endereço destinado a secretaria responsável – os documentos precisam ser publicados até o dia 30 deste mês.

Nos próximos meses, podemos aguardar que a programação completa com suas atrações e horários sejam divulgadas pela Prefeitura do local.

O FIG em 2017 homenageou alguns artistas famosos. O cantor Belchior foi o grande homenageado da edição passada e teve duas noites muito especiais dedicadas as suas músicas mais aclamadas na história do MPB. Os nordestinos Hermilo Borba Filho, teve sua homenagem na Praça da Palavra a seu centenário, e Ariano Suassuna, uma homenagem a seu 90º aniversário. Neste ano de 2018, o Palco de Cultura Popular será chamado de Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna.

Programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2018

A programação do evento ainda não foi publicada, mas, podemos aguardar grandes atrações da música popular brasileira. Continue acompanhando a página para mais informações em breve.

Conheça o Festival de Inverno de Garanhuns

O FIG é considerado como um dos mais importantes eventos culturais de Pernambuco, destacando a cena musical, cultural, artística – envolvendo mostras de cinema, oficinas, gastronomia, teatro, circo -, com espaços para artistas locais e de vários estados do país. A seguir, confira mais um pouco das atrações que o FIG tem a oferecer.

Clima frio e atrações quentes

Mesmo com a chuva e o frio, o público permanece nos polos musicais até o fim. Artistas como Lenine, Nação Zumbi, Skank, Fábio Jr, Alceu Valença, Titãs, Elba Ramalho, Raimundos, são alguns dos nomes que já passaram pelo Palco Principal, localizado na Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara).

Palco Pop e a cena musical alternativa

O público mais jovem não fica de fora, e há shows de bandas alternativas e artistas solo, tanto locais, como nacionais. Boa opção também para quem quer fugir da chuva, pois o palco fica dentro de uma tenda coberta.

O instrumental no Van Der Linden

Isso mesmo! O Festival de Inverno de Garanhuns também disponibiliza uma área para os amantes da música instrumental. Grandes artistas também pisaram nesse espaço e emocionaram o público com solos de guitarra, baterias com “beat” a todo vapor, linhas de baixo com muito swing e uma grande pegada do som afro, com mistura de instrumentos percussivos.

O forró não é exclusividade do São João

Também localizado no Parque Euclides Dourado, o Palco Forró divide espaço com o Palco Pop, começando logo após o término das apresentações do Pop. Em 2017, o forró teve início às 00h e se estendeu até 2h da madrugada.

O Festival de Inverno não faz mais parte do circuito do frio, que é realizado pelo Pernambuco Nação Cultural.

*Colaborou Vinícius Brito

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Recife e Interior de PE

Parceiros em Pernambuco

Parceiros nacionais