Festival de Inverno de Garanhuns (PE) – Programação 2017

Kaio Ferreira - 06/01/2017 Atualizada - 23/06/2017 16h58

No Agreste de Pernambuco, o frio de Garanhuns se junta ao melhor da música brasileira no tradicional Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

Para 2017, as novidades já começaram a ser divulgadas e a realização da 27ª edição do FIG, que acontece no período de 20 a 29 de julho. A programação do FIG ainda não foi divulgada pois o edital que seleciona os artistas ainda está aberto.

Desta vez, o homenageado do evento será o cantor cearense Belchior, morto no mês de abril, cuja escolha “traduz nossos anseios contemporâneos e a esperança que muitos brasileiros precisam vivenciar no Brasil de hoje”, afirma a nota oficial do Governo de Pernambuco.

A decoração do Festival de Inverno será baseada nas letras escritas pelo compositor e um concerto em homenagem ao artista será entoado na abertura do FIG, na Catedral de Santo Antônio.

Além de Belchior, o festival faz homenagens a dois artistas pernambucanos: Hermilo Borba Filho, cujo centenário será lembrado na Praça da Palavra, e Ariano Suassuna, que passa a nomear o Palco da Cultura Popular.

Na última edição o evento, que é o maior do gênero no Brasil, aconteceu de 21 a 30 de julho, em cinco palcos principais: Palco Mestre Dominguinhos, Palco Pop, Palco Forró, Palco Instrumental e Palco de Cultura Popular.

A cidade que viu nascer o sanfoneiro Dominguinhos (1941-2013) homenageou no FIG 2016 o percussionista Naná Vasconcelos, morto naquele ano por complicações de um câncer de pulmão diagnosticado há 7 meses.

Entre os shows mais aguardados, Karina Buhr (22/07), Elza Soares (22/07), Elba Ramalho (23/07), Zeca Baleiro (23/07), Gal Costa (25/07), Nação Zumbi (25/07), Otto (26/07), Alceu Valença (27/07) e Santana (29/07).

“Chegamos à 26ª edição do FIG com ainda mais certeza de que este é um momento ímpar de celebração da nossa arte e da nossa cultura. Uma oportunidade imperdível para trocas culturais, um intenso e democrático mergulho nos diferentes modos de fazer cultura em nosso tempo”, falou o secretário de Cultura do estado, Marcelino Granja, à época do evento.

Destacamos as principais atrações do FIG 2016 organizadas por dias. Caso queira acessar a programação completa de todos os palcos em PDF, acesse aqui.

O FIG 2016 foi encerrado na Praça Cultural Mestre Dominguinhos no dia 30 de julho, ao som de Siba, Fulô de Mandacaru e Biquíni Cavadão. Segundo informou a Polícia Militar, cerca de 52 mil pessoas prestigiaram a festa, cuja temperatura média foi de 16ºC.

Anualmente na cidade de Garanhuns, a cerca de 230 km da capital Recife, acontece o festival, que é completamente gratuito e reúne diversas atividades, incluindo shows musicais, teatro, dança, exposições e oficinas.

Ouça a música “Risoflora”, de Elba Ramalho:

Programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2016

Atrações do FIG em destaque na terça – 26/07/2016

Palco Mestre Dominguinhos

21:00 – Neander
22:00 – Antúlio Madureira
23:10 – Academia da Berlinda
00:20 – Otto

Atrações do FIG em destaque na quarta – 27/07/2016

Palco Mestre Dominguinhos

22:00 – Juliano Holanda (participação de Laila Garin)
23:10 – Roberta Sá
00:20 – Alceu valença

Atrações do FIG em destaque na quinta – 28/07/2016

Palco Mestre Dominguinhos

00:20 – Margareth Menezes (Para Gil e Caetano)

Palco Pop

18:00 – Zeca Viana
19:00 – Volver
20:00 – Plutão Já Foi Planeta

Atrações do FIG em destaque na sexta – 29/07/2016

Palco Mestre Dominguinhos

21:00 – Nando Azevedo
22:00 – Cristina Amaral
23:10 – Maciel Melo
00:20 – Santanna

Atrações do FIG em destaque no sábado – 30/07/2016

Palco Mestre Dominguinhos:

21:00 – Kiara Ribeiro
22:00 – Siba
23:10 – Fulô de Mandacaru
00:00 – Biquíni Cavadão

Palco Forró:

2h – Petrúcio Amorim

Conforme informado, estes são apenas algumas atrações em destaque do Festival de Inverno de Garanhuns 2016. Confira aqui a programação completa do FIG em todos os palcos e setores.

Conheça o Festival de Inverno de Garanhuns

O FIG é considerado como um dos mais importantes eventos culturais de Pernambuco, destacando a cena musical, cultural, artística – envolvendo mostras de cinema, oficinas, gastronomia, teatro, circo -, com espaços para artistas locais e de vários estados do país. A seguir, confira mais um pouco das atrações que o FIG tem a oferecer.

Clima frio e atrações quentes

Mesmo com a chuva e o frio, o público permanece nos polos musicais até o fim. Artistas como Lenine, Nação Zumbi, Skank, Fábio Jr, Alceu Valença, Titãs, Elba Ramalho, Raimundos, são alguns dos nomes que já passaram pelo Palco Principal, localizado na Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara).  As apresentações começam às 21h e encerram às 0:30h.

Palco Pop e a cena musical alternativa

O público mais jovem não fica de fora, e há shows de bandas alternativas e artistas solo, tanto locais, como nacionais. Marcelo Jeneci, O Terno, Tulipa Ruiz, Wado, Tribo de Jah, Thiago Pethit, subiram no Palco Pop e agitaram a noite dos fãs. Boa opção também para quem quer fugir da chuva, pois o palco fica dentro de uma tenda coberta. Para não chocar com as apresentações dos outros polos, as apresentações começam às 18h e encerram às 21:30h.

O instrumental no Van Der Linden

Isso mesmo! O Festival de Inverno de Garanhuns também disponibiliza uma área para os amantes da música instrumental. O palco fica localizado no Pau Pombo, centro da cidade. Grandes artistas também pisaram nesse espaço e emocionaram o público com solos de guitarra, baterias com “beat” a todo vapor, linhas de baixo com muito swing e uma grande pegada do som afro, com mistura de instrumentos percussivos. Nomes como Orlito Blues, Arthur Medeiros, Roberto Lima, Beto do Bandolim, animaram várias vezes a noite dos amantes da música. Os shows ocorrem das 18h às 20h.

O forró não é exclusividade do São João

Também localizado no Parque Euclides Dourado, o Palco Forró divide espaço com o Palco Pop, começando logo após o término das apresentações do Pop. O forró tem início às 00h e se estende até 2h da madrugada. Nada melhor que curtir o clima dançando ao som de: Djair e Banda, Beto Ortiz, Petrúcio Amorim, Ronaldo César e a Tropicana, e muitos outros.

O Festival de Inverno não faz mais parte do circuito do frio, que é realizado pelo Pernambuco Nação Cultural.

 

*Colaborou Vinícius Brito

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Recife e Interior de PE

Parceiros em Pernambuco

NACC
Doutores da Alegria

Parceiros nacionais

Social Good Brasil
Saúde Criança - Parceiro Nacional.