Melhores lugares para curtir o São João, segundo pernambucanos

Vinícius Brito - 31/05/2016 Atualizada - 18/06/2016 0h54

Uma tonelada de canjica, mais de 1,5 milhão de visitantes, cerca de 500 shows. Os números correspondem ao último balanço do São João de Caruaru, cidade no interior de Pernambuco, que transforma-se na Capital do Forró a partir de junho.

Assim como no Agreste, a capital Recife não fica para trás no quesito animação junina. O período que homenageia três santos católicos – Santo Antônio, São João e São Pedro – levou à metrópole cerca de 800 mil pessoas, consagrando festejos como o Concurso de Quadrilhas Juninas.

Mas, para além da frieza dos números, o Confira Mais foi às ruas para saber dos pernambucanos os melhores lugares para celebrar o São João em Pernambuco na capital, Zona da Mata, Agreste, Sertão e Litoral do estado.

Quadrilhas do Recife

Desde pequena, Anita é fascinada pelas quadrilhas juninas do bairro. Foto: Vinícius Brito/Confira Mais

Desde pequena, Anita é fascinada pelas quadrilhas juninas do bairro. Foto: Vinícius Brito/Confira Mais

A promotora de vendas Anita Lawrence, 27 anos, abre um sorriso quando se lembra das quadrilhas juninas do bairro onde mora, o Campina do Barreto, no Recife. “Passo o São João no meu bairro porque tem um concurso de quadrilha junina de todo o Nordeste, que é aberto para a votação do público. Eu também costumava ir ao São João da Capitá”, ela fala da festa que este ano ocorre nos dias 10 e 11 de junho, com artistas como Aviões do Forró, Wesley Safadão e as Coleguinhas.

“Eu gosto de ver a dança e a alegria do pessoal em si nas quadrilhas, apesar de nunca ter participado. O concurso acontece desde que eu era pequena, já é tradição no Recife, a qualquer bairro que você for, vai ter isso”. Na cidade, as eliminatórias do Festival de Quadrilhas Juninas serão realizadas de 17 a 22 de junho no Sítio da Trindade (na Estrada do Arraial, 3259, no bairro de Casa Amarela). Veja a programação do São João no Recife.

Agreste, polo junino

"Seu" Manoel Souza já passou o feriado em Gravatá. Foto: Vinícius Brito/Confira Mais

“Seu” Manoel Souza já passou o feriado em Gravatá. Foto: Vinícius Brito/Confira Mais

“Um dos locais mais procurados no São João em Pernambuco é gravatá, porque é uma área de veraneio, mas também de festa junina”, afirma o engenheiro eletricista Manoel Souza, de 73 anos. Em Gravatá, artistas como Henrique e Juliano, Gabriel Diniz e Zezé Di Camargo e Luciano fazem a festa no privado Carvalheira na Fogueira 2016. “Gravata é cheia de hotéis, qualquer pessoa chegando lá não tem dificuldade de ficar”, diz o engenheiro.

Mas a família de Manoel aproveita a pouca distância entre Gravatá e Caruaru para passear pela Capital do Forró. A prefeitura de Caruaru já divulgou a programação de uma das maiores festas juninas do país, a ser realizada de 4 a 29 de junho. Este ano, os homenageados são a artesã Marliete Rodrigues, o cantor Gilvan Neves e o jornalista Marcolino Júnior, já falecido. Estão agendados shows de Nando Cordel, Elba Ramalho e Cavaleiros do Forró na abertura do evento. Confira o calendário completo do São João de Caruaru.

A raiz do Sertão

Criada no Sertão, Rafaella recorda a família em festa no São João. Foto: Vinícius Brito/Confira Mais

Criada no Sertão, Rafaella recorda a família em festa no São João. Foto: Vinícius Brito/Confira Mais

“Como eu sou do interior, eu passo o São João lá e não troco por nada”. A estudante de Direito Rafaella Feitosa, 21 anos, frequenta a festa junina de Arcoverde – há cerca de 250 km da capital pernambucana – e destaca o Pátio do São João, “porque mostra o forró de raiz, bem nordestino. É interessante para quem não conhece a cultura começar por esse espaço”.

“A ornamentação junina também conta e a festa de rua tem muitas bandas em ascensão. O São João de Arcoverde tem um equilíbrio entre a festa de rua e a tradição e é para todas as idades”. Na cidade sertaneja, a festa junina começa no dia 22 de junho e termina em 28 do mesmo mês, homenageando o centenário samba de coco. Considerada Capital do São João, Arcoverde já recebe cerca de 70 mil visitantes diariamente na data.

O som da Zona da Mata

Janisson indica o São João da cidade de Carpina (PE). Foto: Vinícius Brito/Confira Mais

Janisson indica o São João da cidade de Carpina (PE). Foto: Vinícius Brito/Confira Mais

Funcionário público, Janisson Andrade, 34 anos, costuma passar a festa junina na cidade de Carpina, na região da Zona da Mata de Pernambuco. “Eu indicaria a praça central da cidade, onde sempre tem festa à noite e o polo de artesanato, além de quadrilha e comida típica. O São João é uma data especial para o brasileiro, principalmente para o nordestino”, fala.

No último ano, o São João no município durou 10 dias, com shows de Gabriel Diniz, do grupo Simone e Simaria e da banda Cavaleiros do Forró. Atualize-se sobre a programação do São João de Carpina 2016.

Calmaria do Litoral

Clécia vai à praia no período junino em Pernambuco. Foto: Vinícius Brito/Confira Mais

Clécia vai à praia no período junino em Pernambuco. Foto: Vinícius Brito/Confira Mais

A dona de casa Clécia Barbosa, 35 anos, é evangélica e não comemora a data de São João. “É um dia normal para mim”. Mas no feriado, ela costuma ir com a família para o litoral. “A praia de que eu gosto e acho tranquila é a Praia dos Carneiros, próxima à cidade de Tamandaré [PE], onde tem passeio de barco e banho de argila. Nesse período de São João pode chover por lá, mas a região tem pousadas, restaurantes e outras opções para fazer”, explica.

O São João em Pernambuco segue os passos de outras festas populares no estado e, como consequência da crise econômica, deve receber menos investimento do governo de Pernambuco. O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras, estima em 30% a menos que em 2015 o gasto público com a festa junina. Em 2015, o valor fechou em R$ 8 milhões. Os principais polos de investimento da pasta são Caruaru e Arcoverde.

 

Create your own infographics

 

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Recife e Interior de PE

Parceiros em Pernambuco

Parceiros nacionais