Divulgado resultado do Enem 2016

Vinícius B. - 18/01/2017 Atualizada - 18/01/2017 11h26

Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio no mês de dezembro – após prorrogação do Ministério da Educação (MEC) devido às ocupações em colégios e faculdades – já podem conferir o resultado oficial.

O Resultado do Enem foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do maior vestibular do país, neste dia 18 de janeiro.

Para acessar o resultado da prova, é preciso ir até a Página do Participante (neste endereço: www.enem.inep.gov.br/participante) ou baixar o aplicativo Enem 2016 nos celulares habilitados. As duas provas do Enem 2016 aconteceram nos dias 05 e 06 novembro e 03 e 04 dezembro, e foram divulgados hoje, às 12h (Horário de Brasília).

Mas para que serve o Enem? A nota do exame é indispensável para concorrer no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A prova também qualifica o aluno com mais de 18 anos de idade com o certificado de conclusão do ensino médio.

Inicialmente, o vestibular foi aplicado para 5,8 milhões de candidatos em novembro, mas 277.624 inscritos tiveram que fazer o Enem em dezembro.

A decisão foi uma resposta do MEC às ocupações estudantis contra a aprovação na Câmara da PEC do Teto (que limita os gastos do governo com saúde e educação, por exemplo) e a reforma do ensino médio.

Ao todo, 6.005.607 inscritos compareceram aos dias de prova. A porcentagem final de abstenção ficou em 30,4%.

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Brasília e Distrito Federal

Parceiros nacionais

Revista Mensch. Imagem: Divulgação.
Saúde Criança - Parceiro Nacional.
Seja um voluntário no Brasil