Nota do Enem vale para concurso e intercâmbio

Vinícius Brito - 18/08/2017 Atualizada - 18/08/2017 9h37

Além de ser a principal portal de entrada nas universidades, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio também pode ser usada para conseguir uma vaga de emprego.

Ao menos três concursos públicos no país aceitam o resultado do Enem em alguma etapa de seleção.

É o caso da seleção para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba, no qual a nota do exame é usada como critério de seleção da primeira fase desde 2013.

Diretor de gestão de pessoas da PM da Paraíba, o Tenente Coronel Hélio de Araújo explica que a prova substituiu o vestibular da Universidade Federal da Paraíba, que era usada no concurso até ser extinto.

Vai fazer o Enem 2017? Acompanhe as novidades sobre a prova este ano

A universidade optou aderir ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, e a PM por usar a nota do Enem. Todos os anos, o concurso costuma ter muitos concorrentes.

Em 2016, foram 1.904 candidatos inscritos para 30 vagas. Na hora da avaliação, e diferentemente de algumas universidades no Sisu, o concurso leva em consideração a média aritmética das notas do Enem.

Após a primeira fase, o candidato tem de ser aprovado em outras quatro etapas: exame psicológico, exame de saúde, de aptidão física e avaliação social.

3 concursos que usam nota do Enem

Além da PM, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba também usa a nota do Enem para escolher os novos ingressantes por concurso. A seleção toma como critério de avaliação o desempenho no exame desde 2014.

No Sudeste, a seleção para especialista em políticas públicas e gestão governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais adota o Enem como primeira fase desde 2015. O candidato que obtiver no mínimo 350 pontos nas provas objetivas e 500 na redação está apto a participar.

Por fim, outra opção de concurso público que usa a nota do Enem este ano é a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, porém nenhuma seleção foi realizada até o momento com os ingressantes.

Nota do Enem para estudar em Portugal

Mas se o seu sonho é morar em outro país, o Enem também pode encurtar as fronteiras entre o Brasil e a Europa para você. Desde 2014, um acordo afirmado entre os dois países possibilitou com que instituições de ensino superior em Portugal aceitassem estudantes brasileiros via nota do Enem.

Atualmente, são 26 universidades e institutos em Portugal que usam o desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso. Saiba todos os detalhes sobre como estudar em Portugal fazendo o Enem 2017.

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Brasília e Distrito Federal

Parceiros nacionais

Seja um voluntário no Brasil
Revista Mensch. Imagem: Divulgação.
Saúde Criança - Parceiro Nacional.