Em carreira solo, Xande de Pilares se consolida na música como sambista. Foto: Site Oficial/Divulgação
Confira aqui a Agenda de Shows de Xande de Pilares em 2020 e seus principais sucessos.
Xande de Pilares é um importante cantor e compositor de samba. A história dele começa nos botequins do subúrbio carioca, nos anos 1980. Mas foi como vocalista do grupo Revelação que ele se tornou famoso.
Em carreira solo desde 2015, Xande de Pilares grava o primeiro disco da nova fase artística e continua emplacando sucessos nas rádios. Músicas como “Fala baixinho”, “Sina”, “Compasso do amor” e “Agora viu que perdeu e chora”.
Abaixo, a equipe do Confira Mais fez uma seleção com as 5 melhores músicas de Xande de Pilares para você ouvir e adicionar em sua playlist.
Filho de Dona Maura e Seu Custódio, Xande de Pilares é íntimo da música desde o berço. Ainda na infância, assistia às reuniões da família, moradora da Zona Norte do Rio de Janeiro, com violão, cavaquinho e bandolim.
Nascido em 1970, o pequeno Alexandre fez do violão um brinquedo e desde jovem se apaixonou pela melodia do instrumento. A fase foi importante para o músico definir as referências musicais que o acompanham até hoje, a exemplo de Roberto Carlos, Cartola, Nelson Cavaquinho e Bezerra da Silva.
A carreira como sambista iria ganhar forma na adolescência, quando Xande começou a tocar, aos 16 anos de idade, em vários botecos especializados em samba e pagode. A época também marcou as primeiras letras do compositor, como a famosa “Velocidade da luz”, tocada nos intervalos dos estudos de secundarista.
O programa Rádio Tropical foi um divisor de águas para o cantor, nos anos 1980. Mas apenas em 1992 o sambista ficou conhecido para além das rodas de samba do Rio, quando assumiu os vocais do grupo Revelação.
O primeiro disco da banda veio em 1999 e, até separação de Xande, definitivamente em 2015, foram outros oito álbuns, entre quatro DVDs e hits como “Tá escrito”, “Só vai de camarote” e “Coração radiante”.
Além da carreira solo, o carioca é compositor de músicas de sucesso de artistas como Beth Carvalho, Maria Rita, Leci Brandão e Diogo Nogueira. Xande também fez o samba-enredo da escola de samba Salgueiro, em 2014, ganhador do prêmio Estandarte de Ouro pela qualidade da composição.
Atualmente, o sambista lançou o disco “Perseverança”, além do single “No meu país”, em parceria com Zélia Duncan.
Enquanto espera pelo show do artista na sua região, escute a playlist especial que o Confira Mais preparou para você!
Não encontrou o que queria ou identificou algum erro?
Comentários
Você deve estar logado para poder comentar.