Carnaval 2018 no Brasil Data e Atrações da Programação

Bárbara Valdez - 02/09/2016 Atualizada - 09/10/2017 9h48

A programação do Carnaval 2018 acontecerá no meio de fevereiro, com a data oficial do feriado marcada para os dias 12 e 13/02. Assim, a maioria dos festejos deve acontecer entre 09 de fevereiro (sexta-feira) até 14 de fevereiro, a “ingrata” quarta-feira de cinzas.

O Carnaval é a mais festa popular do Brasil. Famoso internacionalmente, o país possui o maior carnaval de rua do mundo, de acordo com o Guiness World Records. Os dias da festa variam a cada ano, pois levam em consideração a comemoração da Páscoa, porém sempre é fixo que o feriado oficial acontece numa terça-feira. A partir daí o público estica a folia, normalmente da sexta-feira prévia até o meio dia da quarta-feira.

Além do período padrão, algo muito comum no Brasil são as prévias de carnaval, que às vezes acontecem com um mês de antecedência. Cidades como Porto Alegre, Olinda, Salvador e Belo Horizonte são algumas das mais movimentadas nesse aspecto.

Com atrações para os mais variados gostos e idades, o carnaval brasileiro apresenta bailes à fantasia, desfiles de escola de samba, blocos com bandas e orquestras arrastando multidões nas ruas, shows em palcos, festejos em sítios históricos e muito mais.

Alguns estilos musicais se tornaram muito populares. No sudeste o carnaval é embalado, principalmente, pelo samba. No nordeste, a festa é ao som de muito axé, frevo e maracatu. Por todo o país também se cantam marchinhas carnavalescas nos blocos de rua.

Onde encontrar o Melhor Carnaval do Brasil

O Brasil é um país de muitos carnavais. Várias cidades são polos de festa e cada uma delas têm suas próprias características, histórias e celebrações típicas.

Confira abaixo as 10 principais festas de carnaval do Brasil.

1. Carnaval Recife e Olinda (PE)

carnaval-recife-polinda

Foto: Divulgação | Flickr Creative Commons Prefeitura do Olinda/ Willians Aguiar

A folia em Recife é conhecida pela diversidade de ritmos. Caboclinho, côco de roda, maracatu e, principalmente o frevo, são os ritmos responsáveis por movimentar milhares de foliões no Carnaval multicultural de Pernambuco. Os blocos de rua oferecem animação gratuita e são as principais atrações.

[+] Clique para conferir a programação completa do Carnaval de Recife em 2017, divulgada pela prefeitura.

O maior bloco de rua do mundo pertence à cidade: o Galo da Madrugada desfila no sábado de Zé Pereira, abrindo a programação em Recife. Todos os anos possui temas e homenageados diferentes. Confira os melhores Camarotes para o Galo da Madrugada.

Outro grande centro de atrações fica no Polo do Marco Zero, onde é montado o Camarote Parador, que recebe shows de grandes atrações nacionais. Confira aqui a programação do camarote Parador.

De modo geral, a cidade possui cerca de 60 polos de folia que que atraem milhares de turistas e moradores locais. A programação ocorre tanto pela noite quanto durante o dia.

Durante a manhã, a melhor opção é curtir o Carnaval em Olinda.  Tradicionalmente os camarotes mais recomendados são o Camarote Mansão do Bonfim  e o  Carvalheira na Ladeira.

– Lista dos Camarotes para o Carnaval de Olinda

Outra importante festa, que acontece antes do início oficial do Carnaval em Olinda, é o Olinda Beer, considerada a maior prévia carnavalesca do Brasil. Esse evento acontece em apenas um dia, mas é marcado por uma maratona de shows de vários artistas nacionais.

Segundo a Secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, o estado recebeu mais de 1,5 milhões de visitantes, durante o último carnaval.


2. Carnaval de Salvador (BA)

Imagem Divulgação | Flicker Creative Commons - Bloco Coruja com Ivete Sangalo no Circuito Dodô | Foto: Raul Spinassé / Ag. A Tarde

Ivete Sangalo no Circuito Dodô | Foto: Raul Spinassé / Ag. A Tarde / Creative Commons

Caracterizado pelo axé e afoxé, ritmos descendentes de matrizes africanas, o carnaval baiano é conhecido pela energia de sua folia.

Para quem deseja curtir o Carnaval em Salvador, é importante saber que existem três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina)Osmar (Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Artistas como Cláudia Leite, Bell Marques e Saulo, por exemplo, são presenças garantidas e responsáveis pelo agito da festa. Entre os blocos mais procurados, destacam-se o Camaleão, Nana Banana, Timbalada e Eva. Também há muitas opções de camarotes.

Diferente de Recife, o Carnaval de Salvador é realmente mais elitizado. Para participar dos blocos é necessária a compra do abadá, a camiseta que autoriza a permanência dentro das cordas de proteção.

Para quem não quer gastar muito, existe a programação gratuita do furdunço, dos blocos sem cordas (Carnaval Pipoca), os shows da programação do “Carnaval nos Bairros” e do Palco do Rock.  Para a criançada, a Villa Infantil é o destino ideal.

Confira as últimas notícias do Carnaval 2017 em Salvador

– Em 2017, tema do Carnaval do Pelourinho será os 50 anos da Tropicália;

– Governo pretende aumentar folia gratuita no próximo ano;

– Ivete Sangalo não participará do tradicional Arrastão no Carnaval Pipoca de 2017.

Acesse aqui o conteúdo completo de todas as notícias >>


3. Carnaval do Rio de Janeiro (RJ)

Carnaval Rio de Janeiro - Sapucaí.  Foto: Osvaldo Rove.

Carnaval Rio de Janeiro – Sapucaí. Foto: Osvaldo Rove.

Considerado internacionalmente como o melhor do país, o Carnaval carioca conquista foliões pela sua beleza e pela energia dos blocos de rua.

Como a cidade brasileira mais conhecida internacionalmente, o carnaval carioca não poderia deixar de ser grandioso. Seu carnaval de rua  é considerado o maior do mundo e é extremamente diversificado, possuindo blocos de diversos ritmos musicais, como samba, marchinhas carnavalescas e ritmos nordestinos.

Há também as famosas escolas de samba, que desfilam e competem entre si no sambódromo (espaço fechado criado especificamente para os desfiles) da Marquês de Sapucaí. Os integrantes das escolas de samba se apresentam em espetáculos em forma de cortejo, ao som de um samba enredo (que muda anualmente) e fantasiados de acordo com o tema do enredo.

As escolas de samba mais famosas do Rio de Janeiro são a Portela e a Mocidade Independente de Padre Miguel.

Confira as últimas notícias  do Carnaval 2018 no Rio de Janeiro:

– Em breve.

Acesse aqui as notícias completas >>


4. Carnaval de São Paulo (SP)

Imagem: Divulgação | Flickr Creative Commons Paulo Guereta | Carnaval de São Paulo 2015

Imagem: Divulgação | Flickr Creative Commons Paulo Guereta | Carnaval de São Paulo 2015

O Carnaval em São Paulo vem atraindo cada vez mais turistas. Em 2016 o número de blocos aumentou e sua audiência também.

Opções não faltam para quem deseja passar o próximo carnaval na capital paulista. Embalados por muita agitação e samba, os blocos de rua e os tradicionais desfiles das escolas de samba que acontecem no Sambódromo do Anhembi, são excelentes opções para quem deseja curtir o período na cidade. Vale ressaltar ainda que os preços para quem deseja assistir aos desfiles no Sambódromo vão de R$ 30 a R$ 2.000 reais.

Além disso, os turistas encontram uma grande diversidade cultural de festejos no centro da cidade, com direito a mistura de diversos estilos como reggae, frevo e black music, por exemplo.

Confira as últimas notícias sobre o Carnaval 2018 em São Paulo:

– As notícias do Carnaval 2018 ainda serão atualizadas

Acesse aqui todas as notícias >>


5. Carnaval Belo Horizonte (MG)

Imagem: Divulgação | Site do Governo de BH | Bloco Banda Mole

Imagem: Divulgação | Site do Governo de BH | Bloco Banda Mole

A cidade de BH, apesar do jeito metropolitano, acaba sendo o refúgio para muitos foliões que curtem um carnaval mais tranquilo e tradicional.

O clima de festa saudosista é composto por blocos líricos, blocos caricatos (trazem a essência dos carnavais mais antigos) e apresentações culturais envolvendo maracatu e bandas instrumentais. Porém os blocos de rua e os pólos das Estações do Samba atraem também os foliões mais agitados.

Em 2016, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) informou que 1,5 milhão de foliões passaram o carnaval na capital mineira, acompanhando apresentações de mais de 200 blocos de rua e 06 escolas de samba.

De modo geral, a festa em Belo Horizonte é marcada por eventos gratuitos, com blocos sem cordas, porém algumas comemorações pagas destacam-se como o Carnaval do Brasil S/A e o Camarote do Belô.

Alguns municípios de Minas Gerais também têm um carnaval marcante, como a cidade de Abaeté que conta com o Abaeté Folia,  Ouro Preto, com os tradicionais blocos das repúblicas estudantis e Pompeu com a atração do Bloco Reduto.

Confira as últimas notícias sobre o Carnaval 2018 em Belo Horizonte

– As notícias do Carnaval 2018 ainda serão atualizadas

Acesse aqui todas as notícias >>


6. Carnaval de Fortaleza (CE)

Fortaleza já foi tida como uma cidade sem forte tradição carnavalesca, pois, ao longo dos anos houve períodos sem festejos. Porém, atualmente o local está mais do que conectado com as festas momescas e vários blocos de carnaval vêm reafirmando sua força.

Atualmente, a cidade conta com um ciclo carnavalesco que inicia-se durante o período de pré-carnaval, um mês antes do período oficial da festa de momo. São mais de 60 blocos que apresentam-se na prévia carnavalesca, sendo alguns dos mais conhecidos o Baqueta, Unidos da Cachorra e Luxo na Aldeia.

No período efetivo de carnaval, as festividades ocorrem em quatro pontos principais: Praia de Iracema (polo principal), Avenida Domingos Olímpio, Bar da Mocinha e Praça do Ferreira. Nesses locais apresentam-se vários blocos e artistas nacionais.

Outro destaque do carnaval da região cearense acontece numa cidade próxima à Fortaleza, o município de Aquiraz, onde realiza-se o Carnaval Porto das Dunas.


7. Carnaval de Floripa(SC)

Imagem: Divulgação | Flickr Creative Commons Revol Web

Imagem: Divulgação | Flickr Creative Commons Revol Web

O carnaval de Florianópolis, conhecido como Carnaval da Magia, é uma festa de grande público e que conta com atrações para diversos gostos.

A ligação da cidade com o carnaval teve início no começo do século XX. Atualmente desfilam em Florianópolis 17 escolas de samba. O local das apresentações é desde 1987 a passarela Nego Quirido, no bairro da Prainha e escolas como o Consulado do Samba e a União da Ilha da Magia destacam-se na programação.

Além das apresentações das escolas de samba, o carnaval de Florianópolis tem apresentações para todos os gostos. O chamado Carnaval de Salão é uma opção para os foliões que curtem marchinhas e ritmos mais movimentados, como frevo e axé.

Há também os famosos carnavais de rua, que reúnem um grande público no Bloco dos Sujos, um evento onde várias pessoas, grupos de amigos ou outros blocos saem juntos para comemorar o carnaval com a marca registrada da irreverência. O Berbigão do Boca e o Sou + Eu são alguns dos blocos mais conhecidos em Florianópolis.

Outras formas de aproveitar o carnaval de Floripa são os shows mais alternativos, onde DJs tocam em bares e casas noturnas da região ou mesmo em festas à beira-mar.

Confira abaixo as últimas notícias do Carnaval 2018 em Floripa:

– As notícias do Carnaval 2018 ainda serão atualizadas

Acesse aqui todas as notícias >


8. Carnaval de Porto Alegre(RS)

Imagem: Divulgação | Flickr Creative Commons Luiz Fernando Reis

Imagem: Divulgação | Flickr Creative Commons Luiz Fernando Reis

O Carnaval em Porto Alegre oferece sempre uma programação bem variada, contando com blocos de ruas, apresentações de escolas de samba e ensaios técnicos.

A folia das prévias ganha as ruas com milhares de pessoas que participam dos desfiles dos blocos “Panela do Samba” e “Do Jeito Que Tá Vai”, entre outros. Os festejos geralmente são realizados no bairro da Cidade Baixa ou na Orla de Guaíba.

Para quem não dispensa um samba no pé, as apresentações de agremiações têm um destaque todo especial em Porto Alegre. O local das apresentações é o sambódromo Complexo Cultural do Porto Seco. 

Atualmente existem mais de 20 escolas de samba na cidade, incluindo Bambas da Orgia e Imperadores do Samba, cujas apresentações atraem milhares de pessoas.

Confira as últimas notícias sobre o Carnaval 2018 em Porto Alegre:

– As notícias do Carnaval 2018 ainda serão atualizadas

Acesse aqui todas as notícias >


9. Carnaval de Manaus (AM)

Carnaboi. Foto: Divulgação.

Carnaboi. Foto: Divulgação.

No Carnaval de Manaus, destacam-se os blocos de rua e os desfiles das escolas de samba.  Atualmente existem mais de 20 escolas e todas apresentam-se no Centro de Convenções de Manaus, considerado o sambódromo local, espaço com capacidade para 100 mil pessoas, sendo muito maior do que a Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Os dois blocos mais conhecidos são a Banda do Boulevard, que surgiu em 1987, e a Banda do Galo, criada em 2008 como uma homenagem ao Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo e que desfila em Recife-PE.

Outra característica marcante de Manaus é o Carnaboi, evento que mistura o carnaval com a tradição indígena da região. A festa surgiu há 12 anos e conta com a presença de trios elétricos de ritmos variados e de bandas que tocam o som do Boi-Bumbá, ligado à cultura amazonense. No evento desfilam as agremiações dos bois Caprichoso e Garantido, servindo também como prévia para a festa de Parintins, realizada em junho. O Carnaboi atrai todos os anos dezenas de milhares de pessoas,

Confira as últimas notícias sobre o Carnaval 2018 em Manaus:

As notícias do Carnaval 2018 ainda serão atualizadas

Acesse aqui todas as notícias >


10. Carnaval João Pessoa (PB)

Foto: Divulgação/Prefeitura de João Pessoa.

Foto: Divulgação/Prefeitura de João Pessoa.

O carnaval de João Pessoa tem duas etapas bem definidas: as prévias, formadas por blocos e arrastões, e o Carnaval Tradição, do qual fazem parte as escolas de samba, tribos indígenas, troças e orquestras.

Nas prévias da cidade, a Associação Folia de Rua, que surgiu em 1996, funciona como um agregador dos vários blocos existentes em João Pessoa e organiza o calendário de apresentações dos mesmos.

De acordo com a assessoria de comunicação do Folia de Rua, existem mais de 200 blocos cadastrados no local, sendo o Muriçocas do Miramar o maior deles.

Quanto ao chamado Carnaval Tradição, ele conta com desfiles de agremiações de samba, blocos de frevo e tribos indígenas, que apresentam-se na Av. Duarte da Silveira durante quatro dias de festa. No local são montadas arquibancadas para o público, com uma capacidade para mais de 10 mil pessoas e camarotes para os jurados, imprensa e deficientes.

Algumas dos participantes do Carnaval Tradição são a Tribo indígena Tabajara, Escola de samba Independente do Maracatu, Orquestra de frevo Alegria do Frevo, entre outras.

Aproveite o Carnaval 2018 no Brasil

Assim, após conferir as 10 cidades mais populares durante a maior festa popular brasileira, resta apenas aguardar o Carnaval 2018.

Serão quatro dias de muita folia, onde a alegria está espalhada por todos os cantos. Seja nas ruas, passarelas do samba ou em clubes, não existem dúvidas de que o Carnaval é a maior e mais animada festa popular do Brasil.

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Rio de Janeiro e Interior do RJ
17 nov a 30 dez

Baile da Favorita 2017

Parceiros nacionais

Saúde Criança - Parceiro Nacional.
Seja um voluntário no Brasil
Social Good Brasil